sexta-feira, 27 de julho de 2007

No início da década de 80, foi efectuado um estudo sobre a Tecelagem tradicional no concelho de Mértola. Este trabalho foi editado com o título "Mantas Tradicionais do Baixo Alentejo", uma edição do Campo Arqueológico de Mértola datada de 1984.

O resultado deste trabalho demonstrou a importância desta actividade já secular nesta região, gestos ancestrais, transmitidos de geração em geração, que fazem reviver antigos saberes. Apesar disso, era notória a decadência que a arte de tecer apresentava, aquando da elaboração do estudo, estando moribunda e enfrentando a extinção.

Assim, detectados os problemas e tendo em conta a importância cultural desta actividade, foram implementadas medidas para a sua recuperação. Surgem, então, em 1984 e 85 os dois primeiros cursos de tecelagem, promovidos pela ADPM, tendo sido criada a Escola Oficina de Tecelagem de Mértola.

Após o sucesso obtido com estas acções de formação, em 1986, a Escola Oficina de Mértola transforma-se em Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola (COT Mértola), uma entidade sem fins lucrativos, procurando acima de tudo lutar para que a tecelagem tradicional não se extinguisse no concelho de Mértola.

Desde a sua criação, a COT Mértola, baseia a sua estratégia de intervenção na rede informal de artesãos que estão, de uma forma ou de outra, interligados com as tarefas de tecelagem, ou sejam: os cardadores, as fiadeiras e as tecedeiras, bem como os pastores e os tosquiadores de modo a garantir a qualidade das matérias-primas e a manutenção da ovelha preta que continua em risco de desaparecer na nossa região.

A sua sede foi deslocalizada para a sede de concelho, por razões óbvias, que se prendem, sobretudo, com o número de visitantes que aí ocorrem anualmente, ao contrário das áreas de maior proveniência dos cooperantes (mais de 80% habitam nas freguesias de S. Miguel do Pinheiro e S. Pedro de Sólis). Esta deslocalização, permitiu ainda que à COT Mértola pudesse apoiar ainda as restantes actividades tradicionais, ao criar na sua sede um espaço de promoção dessas mesmas actividades. Este espaço, alberga vários tipos de artesanato, como cadeiras em buínho, cestos, produtos apícolas, entre outros e permite aos artesãos expor e comercializar os seus produtos, tornando-se assim num espaço complementar de vendas para estes mesmos artesãos.

A localização da COT Mértola, na vila de Mértola, prende-se, assim, com o facto desta se constituir como sede de concelho e assim um local estratégico de afluência turística, mas também pelo facto da concentração das cooperantes neste local, potenciar economias de escala e aglomeração, visto ser aqui que se concentra a maior diversidade de serviços e um quadro relacional institucional mais amplo, à escala do concelho.

Esta estrutura passou pela implementação de uma rede de artesãos (incluindo cardadores e fiadeiras) por todo o concelho, no qual os materiais utilizados no processo de produção da Cooperativa são produzidos neste circuito interno, ocorrendo a tecelagem na Oficina situada em Mértola que inclui o circuito turístico desta Vila Museu.

Os seus principais produtos, continuam a possuir como matérias-primas primordiais a lã, o linho e o algodão. São a qualidades destas matérias-primas, bem como os processos de fabricação utilizados os seus principais factores de sucesso. São eles que tornam os seus produtos autênticos e diferentes dos que se acumulam no mercado.

A qualidade dos diversos produtos manufacturados na COTM é, na sua generalidade muito boa, no entanto, para o tipo de consumidores que têm vindo a manifestar o interesse por estes produtos, quer no espaço museológico onde a Cooperativa, quer em feiras, mercados e festivais, nacionais e/ou internacionais apresentam alguns problemas distintos, sobretudo ao nível da regularidade de escoamento elevado custo unitário e diversidade de produtos.

Contudo, seguindo uma linha de trabalho continuado, com cerca de 20 anos, a COT Mértola tem procurado, desde sempre, promover as artes e ofícios tradicionais, sobretudo, da zona sul do concelho de Mértola, nomeadamente: a tecelagem, a cardação e a fiação (suas principais actividades), a apicultura, a cestaria, a fabricação de cadeiras, a tapeçaria, entre outras.

Sem comentários: